sexta-feira, 4 de abril de 2014

Conhecimento ou Sabedoria?


Conversei com uma pessoa e, nessa conversa, eu perguntei a ela: você prefere ter o conhecimento ou a sabedoria?
Ela perguntou de volta: qual a diferença entre conhecimento e sabedoria?

Bom, primeiro, perguntei isso a ela, porque essa pessoa estudava muito e pesquisava muito sobre um único assunto. Fiquei inquieta com aquilo, porque eu não gosto de ficar por dentro de um único assunto, gosto de ir atrás do inesperado e do inexplicável, gosto do novo e do mais antigo assunto, estudo de tudo, até porque isso me leva a pensar de forma diferente, de diferentes ângulos.

Pensei na possibilidade dessa pessoa desviar desse tema único na vida dela e experimentar um pouco de outras coisas, para adquirir sabedoria.

O Conhecimento para mim é quando você conhece muitas coisas, seja sobre matemática, sobre experiências da vida, sobre psicologia ou tecnologia.

Já a Sabedoria é algo que... Como irei explicar?

Bem... para mim, no conhecimento é quando você vai em busca de algo que já está pronto.

A sabedoria é quando você vai em busca de algo a partir de suas próprias conclusões, sem ter que buscar em algo que já existe. É um tipo de pensamento em que a conclusão de algo nasce a partir do vazio.

Foi um pouco complicado explicar isso a essa pessoa, só espero que ela seja sábia e adquira o conhecimento da própria sabedoria.

Carpe diem

O que penso sobre as pessoas


Estive pensando, e pensei muito nos últimos dois anos a respeito das pessoas e a respeito de suas escolhas, a respeito do que acontece com elas, a respeito de suas ações, a respeito de quem as rodeia.

As pessoas fazem muitas escolhas no decorrer da vida, mas suas escolhas podem ser modificadas devido a algum acontecimento ou podem ser influenciadas por alguém. Sim, as pessoas são muito influenciadas e, às vezes, deixam de pensar por si.

Observei muito as pessoas de perto. Pessoas diferentes em absolutamente tudo. Se algumas delas tiveram pensamentos parecidos foi mera influência de alguém próximo a elas ou até mesmo entre elas. Porque vi indivíduos deixarem de ser de um jeito para ser igual a outros, em qualquer sentido.

"Eu tinha um amigo inteligente, gente boa, falava de muitas coisas que nos levava a pensar e muito, era assunto que não acabava. Bastou ele fazer amizade com a pessoa errada e...
Nunca mais foi a mesma pessoa. A conversa com ele, depois disso, durava de 2 a 5 minutos, nada mais que isso. E eram assuntos bobos, ingênuos, coisa de gente que não está nem aí para nada. E quando eu tocava em um assunto interessante (inteligente), ele logo mudava de assunto."

O que eu quero dizer com isso é que existem pessoas muito influenciáveis. Mas, dependendo do tipo de pessoa, sua influência no meio de outras pode ser abominável. É por isso que este amigo não existe mais na minha vida.

Pode ser que eu esteja errada. Claro. As pessoas mudam. Mas mudar para pior? Isso eu não admito.

Com base na minha observação: existem pessoas influenciáveis; pessoas que são facilmente influenciadas; pessoas que criam suas próprias teorias e que fazem suas próprias escolhas; pessoas que escolhem porque era a única opção; pessoas que copiam uma das outras; pessoas ingênuas que se acham superiores aos outros (estas eu julgo inúteis para a sociedade); pessoas que atraem muitos amigos; pessoas que afastam amigos; pessoas que amam muito; pessoas egoístas que amam pouco; pessoas que constroem felicidade ao redor delas; pessoas que destroem os outros e sente prazer em fazer isso (estas se encaixam no quadro de pessoas negativamente influenciáveis).

Bom. Não quero que você, leitor, odeie as pessoas, só quero que preste mais atenção ao que acontece ao seu redor, porque a palavra de uma pessoa pode mudar o destino de alguém.